Conecte-se Conosco

Esportes

Fluminense enfrenta Corinthians tentando retomar o caminho de vitórias

Publicado

em

fluminense-enfrenta-corinthians-tentando-retomar-o-caminho-de-vitorias

O Fluminense vai até Itaquera, em São Paulo, para enfrentar o Corinthians, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (28), tentando retomar o caminho das vitórias após um empate pela Copa do Brasil (diante do Flamengo) e derrotas no Brasileiro (no clássico com o Botafogo) e na Libertadores (para o boliviano The Strongest). A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz tenta encerrar esta incômoda sequência, que tem levado parte da torcida tricolor a questionar a opção do Fluminense de atuar na maior parte dos jogos com força máxima mesmo estando em três frentes diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 26, 2023

Com um elenco curto, o Tricolor finalmente decidiu poupar a equipe na última quinta, quando foi derrotado pelo The Strongest em partida disputada nos 3.600 metros de altitude da cidade de La Paz. “Com a nossa maratona de jogos, a sequência que vamos ter com Corinthians [pelo Brasileiro] e Flamengo [pelas oitavas da Copa do Brasil], tínhamos que poupar em algum momento. O melhor momento para poupar era esse, pois o desgaste aqui [na altitude] é desumano. Trazer para cá [La Paz] jogadores como Marcelo, Felipe Melo e Ganso, jogadores que têm mais dificuldade de recuperação por causa da idade e que estão vindo em uma sequência, não teríamos os caras da maneira adequada no domingo e na quinta provavelmente não. O planejamento foi pensando na sequência e trazer um time com saúde que conseguiu competir”, declarou Diniz em entrevista após partida pela competição continental.

Para sair com a vitória, o atacante argentino Germán Cano é a grande esperança da torcida tricolor. Já são 24 gols no ano para o centroavante. A expectativa é de que em Itaquera o técnico Fernando Diniz mande a campo o que tem de melhor.

Já o Corinthians chega em meio a uma sequência de oito jogos sem vitórias somando todas as competições. Um trunfo do Timão será o apoio de sua fiel torcida.

Publicidade

Próximo confronto: @Brasileirao! ⚽#VaiCorinthians pic.twitter.com/axcCKkE3BK

— Corinthians (@Corinthians) May 25, 2023

Um dos fatores que justifica a má fase do Corinthians é a pouca produção ofensiva. Nos últimos cinco jogos, o Corinthians só marcou um gol, em cobrança de pênalti, no empate por 1 a 1 contra o São Paulo.

Na temporada inteira o Timão tem média próxima de um gol por jogo (32 gols em 27 partidas). O atacante Róger Guedes é o responsável por quase metade dos gols do time no ano (15) e é a grande esperança da equipe de acabar com a crise em Itaquera. Com muitas trocas no ano, o clube sofre nos bastidores com as mudanças no comando técnico. Em 2023 o Corinthians já foi dirigido por quatro treinadores à beira do campo: Fernando Lázaro, Cuca, Danilo e agora Vanderlei Luxemburgo.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Corinthians e Fluminense com a narração de André Marques, comentários de Mário Silva, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Rodrigo Campos. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

* Colaboração de Pedro Dabés (estagiário) sob supervisão de Paulo Garritano.

Publicidade

H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.

Esportes

Eleição na CBF: Samir Xaud registra chapa e pode ser candidato único

Publicado

em

eleicao-na-cbf:-samir-xaud-registra-chapa-e-pode-ser-candidato-unico

O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou, neste domingo (18), sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa do dirigente leva o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e teve o registro subscrito por 25 federações, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.

Para formalizar participação na eleição da CBF, marcada para o próximo domingo (25), é preciso ter apoio declarado de ao menos oito federações. Como apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso), entre as 27, não endossam a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente, a princípio, teria como se candidatar. O prazo para inscrição de chapas acaba na terça-feira (20).

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, havia anunciado, no último sábado (17), que seria candidato à presidência da CBF. O dirigente afirmou que tinha apoio de outras federações – sem dizer quantas e quais. O registro da chapa, porém, fica inviabilizado considerando as normas do processo eleitoral. Com isso, Xaud deve concorrer sozinho ao cargo máximo da confederação.

Ainda no sábado, a Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos 40 times das Séries A e B, declarou apoio a Reinaldo. Três clubes da associação, contudo, subscrevem a chapa de Xaud: Amazonas, CRB e Criciúma, que se uniram às agremiações que já estavam com o médico: Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

Perfil

Médico infectologista de 41 anos, com especialização em medicina esportiva, Samir Xaud é de Boa Vista e filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Ele foi eleito para o cargo ocupado pelo pai há quatro décadas. 

Publicidade

Em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (16), um dia antes do edital da eleição da CBF ser divulgado, a entidade – sem anunciá-lo como candidato ao pleito – enalteceu o dirigente por fazer “uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte”.

As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino têm direito a voto na eleição. Os sufrágios das entidades estaduais valem mais (peso três). Os dos times da Série A têm peso dois. Os da Série B, peso um.

Ter ao menos 23 das 27 federações ao lado já bastaria para um candidato vencer, mesmo que os demais votantes optassem por outro concorrente.

A chapa de Xaud tem, entre os oito candidatos à vice-presidência da CBF, cinco mandatários de federações: 

  • Ednailson Leite Rozenha (Amazonas), 
  • José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte), 
  • Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba), 
  • Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Pará) 
  • Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina). 

Os demais são Flávio Diz Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Gustavo Dias Henrique, ex-diretor de Relações Institucionais da entidade; e Fernando José Macieira Sarney, escolhido como interventor da confederação depois do afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, na última quinta-feira (15).

Afastamento

Ednaldo foi retirado da presidência ter considerado nulo o acordo firmado entre CBF e Supremo Tribunal Federal, em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022. 

Publicidade

A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, tem como justificativa uma “possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, um dos vice-presidentes da confederação.

Continue Lendo

Esportes

Ginástica brasileira faz dobradinhas em Copa do Mundo na Eslovênia

Publicado

em

A ginástica artística do Brasil conquistou cinco medalhas neste domingo (18), na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo da modalidade. Os destaque foram as dobradinhas de Júlia Coutinho (ouro) e Gabriela Barbosa (prata) na final do solo feminino e de Lucas Bitencourt (ouro) e Patrick Correa (prata) na barra fixa masculina. Na trave feminina, ainda teve um bronze para Gabriela Bouças.

Dona da melhor nota das eliminatórias do solo feminino, realizadas na sexta-feira (16), Júlia fez jus ao favoritismo e brilhou na final, com nota 13.100, ao som de Maria, Maria, música de Milton Nascimento e Fernando Brant. A carioca, de 15 anos, que iniciou na ginástica inspirada pela Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, está em sua primeira temporada na categoria adulta.

Já Gabriela Barbosa, paulistana de 17 anos, obteve 12,733 de pontuação. A britânica Abigail Roper, com 12.666, completou o pódio.

A prata de Gabi Barbosa foi a segunda medalha dela em Koper. No sábado (17), ela participou de outra dobradinha, na final das barras assimétricas, que teve o bronze da fluminense Gabriela Bouças. Neste domingo, a “xará” repetiu a dose, ficando em terceiro na decisão da trave. Gabi Bouças obteve 12.633 de nota, superada pela eslovena Lucija Hribar (prata) e a britânica Georgia-Mae Fenton.

No masculino, Lucas Bitencourt conseguiu 13.500 de performance na barra fixa. O paulista de 31 anos – medalhista de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá – levou a melhor sobre Patrick Correa. Já o fluminense, de 23 anos, obteve 13.466, ficando pouco atrás de Bisteca (como Lucas é conhecido), mas assegurando a primeira medalha dele em Copas do Mundo. O pódio ainda teve o italiano Manuel Berettera, com nota 13.400.

Publicidade

A próxima etapa da Copa do Mundo de ginástica artística está marcada para os dias 18 a 21 de junho, em Tashkent, no Uzbequistão. Ainda há outras duas edições previstas, ambas em setembro: Paris, na França (20 a 21) e Szombathely, na Hungria (26 a 28).

Continue Lendo

Esportes

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

Publicado

em

cbf-publica-edital-de-nova-eleicao-e-agenda-pleito-para-25-de-maio

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor da entidade na quinta-feira (15), quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou Ednaldo Rodrigues da presidência.

No comunicado assinado por Sarney e publicado no site da CBF na sexta-feira (16), a eleição definirá, além do novo mandatário, mais oito vice-presidentes, três membros efetivos e outros três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. O mandato será para o quadriênio 2025/2029.

O registro das chapas, de acordo com o comunicado, será feito deste domingo (18) a terça-feira (20). 

Na manhã deste sábado, o atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, informou que concorrerá ao cargo máximo da CBF, sendo o primeiro a confirmar participação no pleito. A nota veiculada nas redes sociais da própria FPF afirma que Reinaldo tem apoio de outras federações, sem detalhar quais, e “um grande número de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro [masculino]”.

Horas depois, a Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos times que disputam as duas primeiras divisões nacionais, declarou apoio à candidatura de Reinaldo. A publicação da associação ainda criticou a data escolhida para a eleição (25 de maio cai em um domingo, dia com jogos pelo Brasileirão), por entender que ela impede que os clubes “sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões”. 

Publicidade

As agremiações que integram a LFU são: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória (Série A), Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova (Série B).

Na quinta-feira, após a Justiça afastar Ednaldo, houve a divulgação de um manifesto, com assinaturas de 19 dos 27 presidentes de federações do país. O documento fala sobre construir “uma candidatura à presidência e vice-presidências da CBF comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro”. 

Não há a citação de um nome específico para concorrer ao pleito. Não assinam o documento as entidades responsáveis pelo futebol nos estados da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.

As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino participam da eleição. Os sufrágios das instituições estaduais valem mais (peso três), seguidos pelos dos times da Série A (peso dois) e Série B (peso um). Se um candidato obtiver apoio de, ao menos, 23 federações, assegura 69 votos, o que já seria suficiente para garantir a vitória no pleito, mesmo que os demais votantes optem por um mesmo concorrente. Os clubes reclamam do baixo peso que suas escolhas têm na disputa.

Ednaldo Rodrigues estava em Assunção, no Paraguai, participando do 75º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), quando foi afastado da presidência da CBF. O evento ocorreu na sede da Confederação Sul-Americana da modalidade (Conmebol). Três dias antes, curiosamente, o dirigente anunciou a contratação do italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, da Espanha, como técnico da seleção masculina.

Publicidade

A decisão que tirou Ednaldo da presidência foi publicada na quinta-feira pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, ao considerar nulo o acordo entre CBF e Supremo Tribunal Federal (STF) firmado em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022. 

A justificativa foi a “possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, um dos vice-presidentes da confederação.

Procurados pela Agência Brasil, Fifa e Conmebol não se pronunciaram sobre a eleição da CBF e o afastamento de Ednaldo.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência