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Evento para popularização da ciência ocorre em todo o país essa semana

A 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) foi oficialmente aberta, nesta terça-feira (17), em Brasília, em cerimônia que contou com a presença de autoridades do governo federal, pesquisadores, artistas, professores e, sobretudo, de estudantes de instituto federais de ensinos superior e técnico, vindos de diversas partes do país para apresentar experimentos na mostra científica, preparada exclusivamente para a semana comemorativa.
Em 2023, o tema do evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em uma agenda a ser cumprida pelos países até 2030.
O evento ocorre em todo o Brasil, de 14 a 22 de outubro. O objetivo é popularizar a ciência entre os brasileiros.
Abertura da semana
As irmãs Beatriz e Isabella Toassa, de 13 e 12 anos, respectivamente, que formam a dupla Big Bang, vindas de São Paulo, abriram a 20ª edição do evento, em Brasília, com o título de cientistas mais jovens do país. Elas citaram dois nomes de figuras brasileiras que as inspiram pelas contribuições ao mundo: Santos Dumont, o pai da aviação; e a cientista baiana Jaqueline Goes de Jesus, que mapeou o genoma do novo coronavírus.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou que o evento tem o objetivo de aproximar as pessoas da ciência e despertar o interesse pelo tema desde a infância. “A ciência não é uma coisa distante de nós, não é algo complicado. A ciência está em tudo e ela existe para encontrar respostas para os problemas do nosso tempo e para principalmente cuidar das pessoas. Nós não queremos que a ciência seja o assunto de poucos que fique restrita às universidades e instituições de pesquisa”.
A ciência tem o papel de ferramenta para geração de valor de inovação, de riquezas, de soluções para os nossos desafios de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, destaca a ministra
Luciana Santos, durante cerimônia de abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, falou sobre a superação da visão negacionista contra as evidências comprovadas cientificamente. “A visão negacionista do mundo é um grande prejuízo econômico, social, cultural e humanitário”.
Marina Silva diz que Brasil superou a visão que negava a ciência- Marcelo Camargo/Agência Brasil
A vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal, a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) destacou a necessidade de ampliar o acesso de mulheres negras na ciência e na pesquisa. “A democratização real desses espaços fala, justamente, do desenvolvimento social e econômico do nosso país”.
Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu que os estudantes sempre foram a alma da semana anual de ciência e tecnologia. A ministra, que foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de ensino e pesquisa, frisou que a luta pelo reconhecimento da ciência deve persistir. “Todos os dias, nós estamos vendo que a ciência não pode estar em uma torre de marfim”.
Em discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou que o terceiro governo do presidente Lula tem investido na interiorização do acesso de jovens à ciência, tecnologia e que bolsas de pesquisadores foram reajustadas nesta gestão. “Um país só se torna soberano, forte, independente e justo se investir em educação, ciência e tecnologia para o seu povo, sua nação. Portanto, esse presidente colocou, para todos nós, ministros, o desafio de reconstrução desse país”.
Camilo Santana diz que governo tem investido na interiorização do acesso a ciência e tecnologia- Marcelo Camargo/Agência Brasil
Além deles, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lembrou este governo tem valorizado e investido na ciência em diversos segmentos, como a saúde, na educação e o meio ambiente. Porém, a autoridade afirmou que não existe pesquisa científica sem conectividade e inclusão digital. E que a pasta comandada por ele será parceira para apoiar as instituições de ensino. “Que a gente consiga fazer com que a conectividade seja uma realidade nas escolas públicas brasileiras. Dentro dos institutos federais, que ela possa servir aos alunos; assim como nas universidades. E que a gente possa fazer da nossa Amazônia brasileira um centro de biotecnologia, de bionegócios.”
Vacinação
Nísia Trindade falou sobre o Dia Nacional da Vacinação – Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde trouxe para a mostra científica da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a importância da vacinação. Em entrevista à Agência Brasil, Nísia Trindade falou sobre o Dia Nacional da Vacinação, celebrado neste 17 de outubro. “A nossa mensagem, hoje, vai, sobretudo, para as famílias, para que possamos proteger as crianças e adolescentes. Isso é ciência, é consciência, é educação e, sobretudo, é proteção da vida. As vacinas salvam vidas, são seguras, são a grande ferramenta que aumentou a expectativa de vida em todo o mundo”.
Serviço
A Mostra Científica da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, ocorre até domingo (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na ala sul. A entrada é gratuita, das 9 há às 17h.
Para quem quiser saber quais eventos da SNCT 2023 estão agendados para outras cidades, basta acessar o site do MCTI e baixar a programação nacional completa.
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Prefeitura de SP afasta diretores de escolas mal avaliadas no Ideb

A prefeitura de São Paulo afastou 25 diretores de escolas municipais com desempenho ruim em 2023 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep). Os diretores afastados foram convocados a fazer uma “requalificação intensiva” do Programa Juntos pela Aprendizagem, de maio até dezembro.
“Esses profissionais atuam há, pelo menos, quatro anos em unidades prioritárias, selecionadas devido ao desempenho obtido no Ideb e Idep de 2023. A capacitação, inédita, inclui vivência em outras unidades educacionais e tem como objetivo o aprimoramento da gestão pedagógica para melhorar a aprendizagem de todos os estudantes”, disse a prefeitura, em nota.
A administração municipal destacou ainda que as unidades atingidas pela medida irão contar com o “reforço de mais um profissional na equipe gestora”. A remuneração dos diretores será mantida.
O vereador Celso Giannazi (Psol) pediu mais investimentos nas escolas e criticou a punição aos diretores. “Parece que o prefeito Ricardo Nunes instituiu um AI5 aqui, fazendo intervenção, retirando diretores compulsoriamente das escolas”, destacou o vereador em discurso na tribuna da Câmara Municipal.
“A gente não sabe qual é o caráter disso, se é punição, se é perseguição. O fato é que está havendo um ato de intervenção nas escolas públicas municipais, o que é inadmissível. Nunca houve tanta agressividade, tanta brutalidade com a rede municipal, com os diretores, com a gestão das escolas municipais”, acrescentou.
Em comunicado conjunto, o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), o Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin), e o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) criticaram a decisão da prefeitura.
“O Sinesp, o Sedin e o Sinpeem são contra a intervenção autoritária do governo nas escolas e o afastamento dos diretores das suas unidades de lotação e, unidos, tudo farão jurídica e politicamente, por meio das ações e mobilizações em defesa da educação, escola pública democrática e pelos direitos dos profissionais da educação”.
Os sindicatos criticaram ainda a lei 18.221 de 2024 que permite o afastamento dos diretores das unidades de lotação. “[A lei foi] aprovada na calada da noite, que, além de punir professores readaptados e em licença médica superior a 30 dias, contém artigo que autoriza o governo a afastar diretores de suas unidades de lotação e designar interventores”.
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Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem

Concluintes do ensino médio em 2025 em escolas públicas terão garantida a pré-inscrição na edição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
Em publicação na noite desta quinta-feira (22), o ministro disse que o objetivo da medida é estimular a participação dos alunos do 3º ano e facilitar o processo de inscrição.
O ministro orienta sobre os próximos passos, a serem realizados na Página do Participantes do exame, no site do Inep.
“Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol”, explicou o ministro Camilo.
Além da pré-inscrição, os matriculados no 3° ano do ensino médio em escolas públicas já têm garantida a isenção da taxa de inscrição no exame nacional.
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Certificação do ensino médio
Camilo Santana também anunciou que participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica voltarão a obter a certificação no ensino médio.
Até 2016, o Enem podia também ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, os participantes precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Em 2017, o MEC decidiu que o exame serviria apenas como prova de seleção para o ensino superior. Na época, as mudanças dividiram opiniões.
Desde então, em substituição, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com edições anuais, foi adotado pelo governo federal como prova oficial para atestar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O bom desempenho no Encceja resulta na obtenção da certificação.
Edital em edição extra
O Inep informou que todo o detalhamento das novidades do Enem 2025, bem como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento serão divulgados em edital próprio previsto para ser publicado na noite desta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União.
As inscrições para o Enem começam oficialmente na próxima segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente na mesma Página do Participante.
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Faculdade Sírio-Libanês lança curso de medicina com 100 vagas

A Faculdade Sírio-Libanês anunciou nesta quinta-feira (22) o lançamento de graduação em medicina, recém autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). A faculdade contará com 100 vagas por ano para o bacharelado em medicina, com duração de 12 semestres e carga horária total de 8.600 horas. O corpo docente será composto com 98% de profissionais doutores, que acumulam, em média, 17 anos de prática clínica e 9 anos de experiência no ensino. A faculdade já oferece os cursos de enfermagem, psicologia, fisioterapia e, mais recentemente, biomedicina.
Segundo a presidente do Sírio-Libanês, o curso oferece uma formação que une rigor científico e inovação tecnológica a uma abordagem humanizada.
“O lançamento do curso de medicina da Faculdade Sírio-Libanês é um marco histórico que reforça nosso legado centenário e materializa o compromisso genuíno com a formação de profissionais que buscam excelência no cuidado, no ensino e na pesquisa”, disse.
De acordo com o diretor geral do Sírio-Libanês, Fernando Ganem, a grade curricular integra teoria e prática desde o primeiro semestre, com conteúdo estruturado em unidades curriculares, que incluem, além dos temas inerentes à formação médica, conteúdos sobre empreendedorismo, gestão, pesquisa e inovação.
“Atuando de forma personalizada e centrada no paciente, nossos alunos estarão preparados para oferecer cuidados seguros, sustentáveis e humanizados ao longo de toda a vida. Estarão aptos a compreender e influenciar os sistemas de saúde como um todo, público e privado, aplicando conhecimentos de gestão para promover eficiência, eficácia e efetividade nos serviços, sempre com atuação colaborativa e interprofissional”, afirmou.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que os médicos e biomédicos formados serão especialistas em gente, o que está cada vez mais difícil de acontecer.
“Porque isso significa se confrontar com novas tecnologias que às vezes distanciam o profissional do cuidado com o ser humano. Significa se confrontar e interagir com novas tecnologias que nos ajudam a trazer mais informação como a inteligência artificial, com a busca ativa de informação”.
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Padilha afirmou ainda confiar que a instituição formará médicos que reconheçam a evidência científica como a ciência que tem guiar sua conduta, sua prática clínica e terapêutica.
“Eu duvido que vai ter médico negacionista formado por essa instituição. Os formados aqui vão confiar de forma permanente na prática e na evidência clínica e com isso nos ajudar a enfrentar tantos desafios”, ressaltou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que, mais do que a abertura de um curso, o que se celebrou hoje foi o compromisso com uma medicina humanizada, socialmente referenciada e academicamente robusta.
“O curso autorizado pelo MEC representa uma iniciativa de excelência, com 100 vagas anuais oferecidas por uma instituição que obteve nota máxima em todas as dimensões avaliadas pelo Ministério: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Este curso nasce do contexto da lei 12.871, que instituiu o programa Mais Médicos e previu a abertura de cursos em hospitais que atendam a rigorosos requisitos de qualidade”.
De acordo com Santana, o Hospital Sírio-Libanês atendeu com excelência a todos os requisitos, com residências médicas em mais de 10 especialidades, mais 400 leitos próprios, convênios com o SUS, estrutura de ensino, laboratórios modernos e um ambiente interdisciplinar que articula ensino, serviço e pesquisa.
“Também quero lembrar que 10% do faturamento bruto do curso de medicina será destinado à estrutura de serviço, ações e programas de saúde do SUS. E 10% do total das vagas autorizadas serão de gratuidade para a seleção que a faculdade irá realizar. Mais do que formar médicos esta iniciativa se propõe a formar profissionais cidadãos com sólida formação científica, competência clínica, empatia, ética, liderança e compromisso com a justiça social”, finalizou o ministro.
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