Esportes
Jogos Escolares Brasileiros registram participação recorde em Brasília

Mais de 6.714 inscritos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, entre estudantes-atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigentes, estão em Brasília para disputar medalhas em competições entre 28 de outubro e 8 de novembro. Criado em 1969, o campeonato de abrangência nacional é considerado a principal competição escolar do país.
Times de futsal feminino, Rondónia contra Amapá, disputam os Jogos Escolares Brasileiros 2023, no Clube AABB – Antônio Cruz/Agência Brasil
A edição de 2023, de acordo com o Ministério do Esporte, é a maior da história dos JEBs. Ao todo, o evento conta com 18 modalidades esportivas (atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling [arte marcial] e xadrez) e mais duas modalidades em demonstração: curling (esporte que lança pedras de granito o mais próximo possível de um alvo) e esgrima.
Desde sábado (28), as competições estão sendo realizadas em 19 espaços esportivos diferentes da capital federal. O assessor técnico da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Victor Beltrão, explicou a escolha da cidade para sediar os jogos. “Brasília tem muitos lugares bons para conhecer, muitas quadras bacanas. Estamos presentes em vários clubes, com ambientes bem diferenciados. Em Brasília, temos a oportunidade de expandir as competições para mais locais e, assim, conhecer mais a cidade.”
Atletas, técnicos e famílias
Os atletas são estudantes de 12 a 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas das 27 unidades da federação. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), essa representatividade é resultado da política implementada pela entidade. “Valorizamos a garantia da participação de todos os estados do Brasil.”
Partida de basquete feminino, durante os Jogos Escolares Brasileiros 2023, no Clube AABB – Antônio Cruz/Agência Brasil
Estar em Brasília vale a pena para a goleira de futebol de salão Luana Nascimento de Jesus, de 13 anos, que partiu de Rondônia, como integrante de uma equipe de dez jogadoras. “É uma sensação muito boa de entrar nestes jogos brasileiros. Sei que tem muita gente que nunca teve a oportunidade de participar disso”.
O técnico de basquete de uma escola privada do Distrito Federal, Ricardo Oliveira, que hoje cuida do planejamento estratégico de uma equipe de jovens que competem no JEBs, há quase quatro décadas, esteve do outro lado da quadra. Ricardo foi jogador das primeiras edições dos JEBs, no Distrito Federal, em meados dos anos 1980.
Hoje, mais experiente, Ricardo afirma que sempre apostou no potencial catalisador do esporte. “O JEBs é a maior competição de todas, é o início de tudo, para essa categoria de 12 a 14 anos, e é democrática demais, porque envolve todos os estados do Brasil. A competição é uma grande experiência, que além de esportiva é legal para a vida dos atletas. Muitos deles sequer saíram de seu estado ou até da sua cidade natal. Aqui, eles têm a oportunidade de viajar de avião, ficar em um hotel, trocar experiências. Então, pra mim, é uma alegria muito grande ver onde começa tudo”.
E pelo terceiro ano consecutivo, Ricardo tem um motivo a mais para torcer na arquibancada. O filho dele, Mateus Mesquita de Oliveira, de 14 anos, é um dos atletas que quicam a bola laranja no garrafão, com mira fixa na cesta da tabela. A exemplo do pai, Mateus quer seguir profissionalmente no basquete. Mas, por enquanto, curte mesmo é a oportunidade como atleta-estudante. “Está bem legal porque está todo mundo junto, reunido. A competitividade também é bem forte, encontramos muita gente com potencial aqui. Por isso, está sendo uma experiência muito boa”.
Ricardo Araújo de Oliveira, técnico, e o filho o atleta, Matheus Mesquita de Oliveira, falam sobre os Jogos Escolares Brasileiros 2023, no Clube AABB – Antônio Cruz/Agência Brasil
Esporte não é apenas sobre vencer ou perder. Quem disse isso foi o pernambucano Thiago Alves Araújo, de 14 anos. Competidor do atletismo, nas provas de corrida de 2 mil metros e 800 metros, no fim de semana, Thiago não vai levar medalhas para casa em de Brejão (PE), porque perdeu em uma delas e desistiu da outra prova, depois de lesionar a coxa. Mesmo assim, o jovem está aproveitando a experiência para torcer pelos conterrâneos. “É bom. Já fiz amizades com gente de minha cidade e outras pessoas de outros estados também”.
Thiago Alves de Araújo fala sobre os Jogos Escolares Brasileiros 2023, no Clube AABB – Antônio Cruz/Agência Brasil
Os JEBs 2023 também marcam a estreia do professor do Thiago, em competições nacionais de grande porte, Leonardo de Queiroz. Para ele, o esporte poderá abrir portas a mudanças para quem está em Brejão (PE).
“O esporte motiva, justamente, essas crianças que não têm tantas oportunidades no dia a dia. Estar aqui, é uma forma de incentivo a outras crianças com situações não tão boas, tanto na parte econômica, como na sócio-familiar. Isso pode servir de motor para que, cada vez mais, o esporte do nosso município venha a crescer.”
Leonardo de Queiróz estreia como técnico em competições nacionais no JEBs 2023- Antônio Cruz/Agência Brasil
Quem é, digamos, veterano em JEBs, é o professor Gilvan Meireles, que pela quinta vez coordena equipes de esportes coletivos em edições dos Jogos Escolares Brasileiros, em estados distintos. Apesar de estranhar as altas temperaturas na cidade, Gilvan afirma que o que importa é a série de ganhos obtidos com a prática esportiva “A convivência com culturas locais, pessoas diferentes, fazer novas amizades, isso tem somado muito na vida deles. Os JEBs são uma alavanca, uma porta muito boa para que eles possam dar sequência ao esporte, mesmo tendo apenas 13 ou 14 anos ao escolher.”
Para Gilvan Meirelles, os JEBs são uma porta para que os jovens possam continuar no mundo do esporte – Antônio Cruz/Agência Brasil
A coordenadora de modalidades Esportivas dos jogos do Acre, Juliana Maia, comenta sobre a confiança depositada pelos pais e responsáveis ao enviarem os filhos para competir na capital federal. “É uma responsabilidade muito grande. Viemos de ônibus do Acre em dois dias e meio. Foi cansativo e também preocupante, porque são os filhos dos outros. Mas, a gente faz tudo para que termine tudo bem e a gente volte em segurança para casa.”
Juliana Maia fala sobre a responsabilidade de viajar de ônibus com tantos jovens- Antônio Cruz/Agência Brasil
O jogador de vôlei de praia, Vinícius Santiago é um dos jovens sob a tutela de Juliana. Apesar de não ter conhecido muito da cidade de Brasília, porque está envolvido com as competições, o estudante de 14 anos está gostando da experiência que o esporte na areia lhe proporcionou. “O vôlei me atraiu. Eu saí da frente de um celular, saí de casa, jogo com meus amigos. Acho o vôlei um esporte muito divertido, muito legal.”
Se alguns alunos viajam acompanhados somente dos treinadores, outros atletas, devido à pouca idade, contam com a companhia dos familiares que embarcam juntos na aventura para dar suporte, sobretudo, emocional aos competidores. O técnico de vôlei de areia, Claudio Maia, vindo do Acre, é testemunha de situações assim e valoriza o envolvimento da família com o esporte. “É importante trazer o esporte dos menores para bem próximo à família. Muitos familiares se deslocam dos outros estados para acompanhar os filhos, porque, nessa faixa etária, de 12-14 anos, papai, mamãe, tio estão sempre muito próximos dos atletas. E ter a família próxima e envolvida com isso é bem bacana”.
Cláudio Maia conta queé comum parentes acompanharem os jovens nas competições- Antônio Cruz/Agência Brasil
O proprietário de um colégio privado de Camboriú, Santa Catarina, Augusto Vittorio Servelin diz que colhe os frutos de escolher o esporte como viés educacional. “Hoje, temos centenas de alunos que passaram pela nossa escola e foram campeões, que estão em diversos clubes do Brasil. Então, para a escola é uma gratificação muito grande. Sabemos que estamos contribuindo com algo para a vida deles, com disciplina, espírito de coletividade.”
Augusto Vitório Servelin se orgulha de contribuir com a disciplina e o espírito de coletividade dos alunos- Antônio Cruz/Agência Brasil
Futuro
O ministro do Esporte, André Fufuca, que, na última sexta-feira (27), participou da cerimônia de abertura dos JEBs destacou que a realização das competições é uma das prioridades da pasta. “O auxílio a esses atletas é fundamental para que eles possam competir em níveis internacionais. Se depender do Ministério do Esporte, esses jovens irão competir não apenas nos JEBs, mas nos mundiais, nos pan-americanos, nas olimpíadas, pois tenho certeza que o primeiro passo nós estamos dando aqui”.
As competições deste campeonato serão classificatórias para os Jogos Sul-Americanos que ocorrerão em dezembro, no Chile.
E em 2024, Recife (PE) receberá a próxima edição dos JEBs.
Serviço:
A programação dos JEBs e as localidades das competições até 8 de novembro, em Brasília, estão disponíveis no site da Confederação Brasileira de Desporto Escolar.
A entrada nos locais de disputas é gratuita. Os internautas poderão acompanhar várias competições ao vivo pelo canal da CBDE, no Youtube.
Esportes
Roland Garros: Fonseca estreia com vitória implacável sobre ex-top 10

O carioca João Fonseca, número 65 do mundo, debutou em grande estilo como tenista profissional em Roland Garros (França), o segundo Grand Slam da temporada. Nesta terça-feira (27), ele atropelou polonês Hubert Hurkacz (ex-top 10 e atual 28º no ranking), por 3 sets a 0 (parciais de 6/2 6/4 6/2), após 1h40min de confronto. Com o triunfo de hoje, o tenista de 18 anos tornou-se o mais jovem brasileiro a ganhar uma partida no saibro parisiense.
Na segunda rodada, Fonseca enfrentará o anfitrião Pierre-Hugues Hebert (147º), de 34 anos. A partida será na próxima quinta (29), em horário a ser definido pelos organizadores.
A vitória em Roland Garros interrompe uma sequência de tropeços recentes do carioca. Em abril ele parou na segunda rodada do Masters 1000 de Madrid (Espanha) e depois foi eliminado na estreia do Challenger de Estoril (Portugal); já neste mês, deu adeus ao Masters 1000 de Roma (Itália) na segunda rodada.
Perfect Roland-Garros debut ✨#RolandGarros pic.twitter.com/lJIfIdGsBz
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 27, 2025
Fonseca abriu a temporada conquistando três títulos seguidos: Challenger 125 de Camberra (Austrália) em janeiro; Challenger 175 de Phoenix (Estados Unidos) em março; e o ATP 250 de Buenos Aires (Argentina) , o mais importante na carreira profissional do jovem tenista.
Bia Haddad para na estreia de simples
A paulistana Beatriz Haddad Maia, número 23 do mundo, começou vencendo o primeiro set da estreia de contra a contra a norte-americana Hailey Baptiste (70ª no ranking), por 4/6, mas na sequência a adversária ganhou de virada por 2 sets a 1 (4/6 6/3 6/1), eliminando Bia da chave de simples, após 2h17min de embate. A brasileira volta à quadra nesta quarta (28), a partir das 7h10 (horário de Brasília) para a primeira rodada de duplas femininas. Ao lado da alemã Laura Siegemund, Bia enfrentará a parceria das francesas Jessika Ponchet e Leolia Jeanjean.
Outras cinco duplas com brasileiros também estreiam nesta quarta (28). A partir das 6h, a dupla da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos (cabeça de chave 14) – recém-campeã do WTA 500 de Estrasburgo – encara a dupla da chinesa Xu Yfan (44ª no ranking) com a ucraniana Anhelina Kalinina (83ª).
Primeira rodada de duplas brasileiras masculinas
6h – Fernando Robolli e John-Patrick Smith (Austrália) x irmãos Stefanos e Petros Tsitsipas (Grécia);
8h20 – Rafael Matos e Marcelo Melo x Manuel Guinard (França) e Romain Ameodo (Principado de Mônaco);
8h50 – Marcelo Demoliner e Nicolas Jarry (Chile) x Sander Arends (Holanda) e Luke Johnson (Reino Unido).
Esportes
Ancelotti projeta “melhor versão” de Vinícius Júnior na Seleção

Depois de colecionar títulos contando com o talento de Vinícius Júnior no Real Madrid durante os últimos quatros anos, o técnico Carlo Ancelotti fez questão de reforçar a importância do atleta brasileiro para a equipe nacional durante a apresentação nesta tarde no Rio de Janeiro.
“É difícil dizer porquê Vinícius não teve sua melhor versão jogando pelo Brasil. Ele é um jogador extraordinário, trabalhador, lutador. O jogador brasileiro tem muito carinho pela sua seleção, e pode ser que isso afete um pouco a naturalidade do pensamento, pode sentir muita pressão para se sair bem. Estou totalmente convencido de que o Vinícius na seleção nacional vai mostrar sua melhor versão. Vinícius é um jogador muito importante para esta seleção”, disse o novo técnico da Seleção Brasileira.
Neymar
O craque do Santos foi a principal ausência da primeira lista divulgada pelo italiano Ancelotti nesta tarde. Mas o comandante fez questão de dizer que conversou com o atleta e que conta com ele, mas quando o camisa 10 estiver bem fisicamente.
“Tentei selecionar jogadores que estão bem. O Neymar teve uma lesão há pouco tempo. Todo mundo sabe que é um jogador muito importante. Contamos com ele. Ele voltou ao Brasil para jogar, para se preparar bem. Eu falei com ele antes, nesta manhã, para explicar isso”.
Neymar voltou ao Brasil no começo desse ano para defender o Santos. Mas ainda não conseguiu se livrar dos problemas físicos. Depois de ser chamado pelo ex-técnico da Seleção, Dorival Júnior, para os jogos contra a Colômbia e a Argentina. Mas foi cortado da lista. O craque jogou por aproximadamente 60 minutos nos dois últimos jogos do Santos (CRB e Vitória). Até o momento, participou de 11 partidas desde o retorno ao Brasil, apenas seis como titular.
Cronograma
Apresentação do grupo será no dia dois de junho, em São Paulo, onde a seleção treinará no CT Joaquim Grava, do Corinthians. A viagem para o Equador ocorrerá no dia 3 à tarde e o jogo contra os donos da casa está marcado para o dia cinco. Depois da partida, a Seleção retorna para São Paulo e treina no CT do Corinthians para o compromisso do dia 10 contra o Paraguai na Neo Química Arena.
Maior campeão da Champions League, com cinco títulos (três pelo Real Madrid e dois pelo Milan), e único técnico a conquistar os campeonatos nacionais das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), Ancelotti tem como desafio garantir a classificação para o Mundial do próximo ano, nos Estados Unidos, e ir em busca do hexacampeonato da Copa.
Depois de 14 rodadas das eliminatórias continentais, o Brasil é o quarto colocado com 21 pontos. De forma direta, são seis vagas à Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. O sétimo colocado disputará ainda uma repescagem.
O Brasil enfrenta o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, no dia cinco de junho pela 15ª rodada das eliminatórias Sul-Americanas. A primeira reunião do grupo sob orientação de Carlo Ancelotti se encerra no dia dez de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Paraguai.
Esportes
Com Casemiro e sem Neymar, Ancelotti faz primeira convocação na CBF

Começou a Era Carlo Ancelotti no comando da Seleção Brasileira. Na tarde desta segunda-feira (26), na Barra da Tijuca (RJ), o técnico foi apresentado e anunciou sua primeira convocação. A lista traz a volta do volante Casemiro, do Manchester United; do lateral – que também atua como zagueiro – Danilo, do Flamengo; além da ausência de Neymar, voltando de lesão no Santos.
Em coletiva de imprensa, Ancelotti afirmou que foi recebido com carinho no Brasil e vem para trazer a era de títulos de volta à Seleção Brasileira.
“É uma honra, um grande orgulho comandar a seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que Brasil volte a ser campeão, vamos juntos. Precisamos de todos vocês. Eu fui recebido aqui com muito carinho. É a minha primeira vez, e estou muito contente. Eu estou muito animado e acho que vamos fazer um trabalho”, celebrou o técnico italiano.
Lista de convocados
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians)
Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo)
Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo)
Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinícius Júnior (Real Madrid).
CBF conta com Ancelotti para devolver a Seleção à boa fase e conquistar uma Copa do Mundo após 24 anos. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Boas-vindas
Durante a cerimônia, entre diversas mensagens de personalidades do esporte verde e amarelo, Luiz Felipe Scolari (técnico pentacampeão mundial em 2002) deixou as boas-vindas ao novo comandante da Seleção.
“É uma alegria, uma satisfação, uma felicidade estar contigo. E que desejamos o melhor possível. Seja a pessoa que sempre foi e vai conseguir no Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua vida. Tudo de bom! E o melhor para o nosso Brasil “.
Entre outros grandes nomes do futebol brasileiro a deixarem uma mensagem de boas-vindas a Ancelotti estavam Zico, Bebeto, Gérson “Canhotinha de Ouro” e Rivelino.
Maior campeão da Champions League, com cinco títulos (três pelo Real Madrid e dois pelo Milan), e único técnico a conquistar os campeonatos nacionais das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), ele tem como desafio garantir a classificação para o Mundial do próximo ano, nos Estados Unidos, e ir em busca do hexa da Copa.
O próximo jogo do Brasil é contra o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, no dia 5 de junho, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A primeira reunião do grupo sob orientação de Carlo Ancelotti se encerra no dia dez de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Paraguai.
Depois de 14 rodadas das Eliminatórias continentais, o Brasil é o quarto colocado com 21 pontos. De forma direta, são seis vagas à Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. O sétimo colocado disputará ainda uma repescagem.
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias2 anos atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Esportes2 anos atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Política2 anos atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Saúde2 anos atrás
Brasil Sorridente deverá cobrir 62,5% da população em 2024
-
Notícias2 anos atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário
-
Saúde2 anos atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista