Esportes
Corinthians supera Guarani nos pênaltis e segue vivo na Copinha

Não teve facilidade, mas o Corinthians superou o Guarani por 5 a 4 na disputa de pênaltis (após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar), nesta sexta-feira (12) no estádio Bento de Abreu, em Marília, para avançar para a 3ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
— Corinthians (@Corinthians) January 12, 2024
Após um primeiro tempo sem gols, o Timão abriu o placar aos 9 minutos da etapa final com um belo gol de Higor, um chute de fora da área que morreu no ângulo do gol adversário. Mas o Guarani conseguiu igualar dois minutos depois com Rafael em jogada de contra-ataque.
Mesmo com a ducha de água fria o Corinthians não desanimou e conseguiu voltar a ficar em vantagem, graças a Pedrinho aos 18 minutos. Porém, aos 45 minutos Bruninho arrancou o empate para o Bugre, forçando a disputa de pênaltis.
Nas penalidades o Timão foi perfeito, com Léo Mana, Breno Bidon, Thomas Lisboa, Bahia e João Pedro Tchoca. Além disso, o goleiro Felipe Longo defendeu uma penalidade e garantiu a classificação.
O Timão, que é o maior campeão da história da competição (com dez títulos), mede forças na próxima etapa da competição com o Atlético-GO, que goleou o Marília por 5 a 1 para avançar.
Queda do Fluminense
Se o maior vencedor da Copinha segue vivo, o Fluminense, o segundo maior vencedor da competição ao lado do Internacional (com cinco títulos cada), perdeu de 3 a 2 para o Ituano e foi desclassificado.
Outros resultados:
Grêmio 4 x 1 Mirassol
Botafogo 0 x 2 Novorizontino
Atlético-GO 5 x 1 Marília
Tanabi 1 (1) x 1 (4) Athletico-PR
Desportivo Brasil 2 (3) x 2 (5) América-MG
Chapecoense 4 (4) x 4 (5) Tiradentes-PI
Fortaleza 4 x 0 Internacional
Capital-DF 4 x 0 Capivariano
Coimbra 1 (3) x 1 (2) Figueirense
Ferroviária 3 x 2 Gama
Criciúma 2 x 1 São-Carlense
XV de Jaú 0 (2) x 0 (3) CRB
Catanduva 1 (4) x 1 (5) Ponte Preta
Ceará 1 (2) x 1 (4) São Paulo
Esportes
Fortaleza demite técnico Juan Pablo Vojvoda após 4 temporadas

Depois de muita especulação, o Fortaleza confirmou nesta segunda-feira (14) a demissão do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda do comando da equipe. Vojvoda se despede depois de quatro anos e dois meses à frente do Leão, time que comandou em 310 partidas, acumulando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Ele conquistou o Campeonato Cearense três vezes (2021, 2022 e 2023) e a Copa do Nordeste duas vezes (2022 e 2024). Na publicação em sua conta oficial no X, o Tricolor cearense chamou Vojvoda de ‘o melhor técnico da história do Fortaleza’. O texto é acompanhado de depoimentos em vídeo do diretor-executivo Marcelo Paz e do diretor de futebol Sérgio Papellin.
“Decidimos que é hora de encerrar esse ciclo. Um ciclo extremamente vitorioso. Vojvoda ajudou a transformar o Fortaleza e o futebol cearense. Conquistou títulos e nos levou a competições internacionais. E conquistou também o carinho do torcedor. Porém, o futebol exige decisões difíceis. Entendemos que é o momento de promover uma mudança necessária” explicou Paz.
Vojvoda não resistiu à sequência ruim da equipe na atual temporada, com nove jogos sem vitória e seis derrotas consecutivas. O Leão está em 18º no Campeonato Brasileiro, ou seja, dentro da zona de rebaixamento, além de ter sido eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo Retrô, de Pernambuco, na terceira fase. Os dois últimos reveses sacramentaram a demissão do argentino: derrota e eliminação na Copa do Nordeste para o Bahia e derrota no clássico contra o Ceará pelo Brasileirão. Em 2025, o arqui-rival também levou a melhor sobre o Fortaleza conquistando o bicampeonato cearense.
Além dos títulos, Vojvoda se destacou por grandes campanhas que levaram o Leão a patamares inéditos no futebol brasileiro e sul-americano. Com ele, a equipe obteve seus melhores resultados na história da Copa do Brasil (semifinal em 2021) e do Campeonato Brasileiro (quarto lugar em 2021 e 2024). Também se classificou à Libertadores pela primeira, segunda e terceira vez em mais de 100 anos de clube pelas mãos de Vojvoda. Em duas dessas classificações, o time alcançou a fase de grupos e, posteriormente, as oitavas de final. Na verdade, Vojvoda deixou o time ainda vivo na competição em 2025, tendo pela frente o Vélez Sarsfield, da Argentina, nas oitavas.
O argentino também esteve muito perto da glória internacional na Copa Sul-Americana. A equipe foi derrotada nos pênaltis na decisão da competição em 2023, vencida pela LDU, do Equador. Vojvoda, de 50 anos, não havia conquistado títulos como técnico antes de chegar ao Fortaleza. Ele havia passado por alguns clubes argentinos e seu último trabalho antes do Leão acontecera no Unión La Calera, do Chile.
Esportes
Jogos de Los Angeles define calendário provisório a 3 anos da abertura

A exatos três anos da abertura dos Jogos de Los Angeles 2028 (LA 28), o comitê organizador da Olimpíada divulgou a primeira versão do calendário detalhado das competições. Diferentemente das edições anteriores, as provas de atletismo ocorrerão na primeira semana do evento e as de natação na segunda – originalmente era o contrário.
A troca foi necessária devido ao local de provas da natação, o So-Fi Stadium, que também será palco da cerimônia de abertura no dia 14 de julho, juntamente com o LA Memorial Coliseum, a partir das 21h (horário de Brasília). Segundo os organizadores, após a cerimônia, o So-Fi Stadium, em Inglewood, precisará de alguns dias para ser adaptado a fim de receber as provas de natação.
Outra novidade é a inclusão de mais quatro modalidades – basquete, polo aquático, críquete e hóquei na grama – entre os esportes coletivos com jogos de estreia antes mesmo da abertura dos Jogos. Os demais são futebol, handebol e o rugby sevens.
“O calendário das competições olímpicas foi meticulosamente desenvolvido para garantir que os melhores atletas do mundo possam competir em Los Angeles”, disse em comunicado oficial o diretor-executivo da LA28 Reynold Hoover.
— LA28 (@LA28) July 14, 2025
Também houve mudança em relação ao esporte que concederá a primeira medalha olímpica. Tradicionalmente os atletas do tiro esportivo eram os primeiros a subir ao pódio, mas nos Jogos de Angeles 2028 as primeiras medalhas serão distribuídas aos melhores competidores do triatlo, na manhã de 15 de julho, em Venice Beach.
Já a maratona seguirá tradicionalmente no último fim de semana dos Jogos, no LA Memorial Coliseum. A expectativa é de que o 15º dia dos Jogos concentre a maior distribuição de medalhas, com 16 finais de esportes coletivo e 19 finais de modalidades individuais. A cerimônia de encerramento está programada para 30 de julho, no La Memorial Coliseum, a partir de meia-noite (horário de Brasília).
O calendário de LA28 foi elaborado em parceria com Comitê Olímpico Internacional (COI), as federações internacionais e o Olympic Broadcasting Services (serviços de transmissão olímpica). Segundo os organizadores, o cronograma com detalhamento completo será divulgado ainda este ano.
Esportes
Brasil estreia na Copa América com transmissão da TV Brasil

O Brasil inicia neste domingo (13) a sua campanha na Copa América de futebol feminino. E a estreia da seleção brasileira, que contará com a transmissão ao vivo da TV Brasil, será contra a Venezuela, a partir das 21h (horário de Brasília) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador).
A partida é válida pelo Grupo B da competição, que também conta com as participações de Bolívia, Paraguai e a Colômbia. Já o Grupo A é formado por Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Equador.
Favoritismo brasileiro
O Brasil tem um ótimo retrospecto na história da Copa América, com oito títulos em nove participações. Isto faz com que, na opinião do técnico Arthur Elias, a seleção brasileira entre em campo com a responsabilidade de vencer a competição.
“Encaro [a Copa América] como uma competição que nós temos, sim, a responsabilidade de vencer. O Brasil venceu oito de nove [edições], então não podemos fazer diferente. Queremos que a seleção evolua e conquiste mais do que conquistou. Mas entendendo que o futebol sul-americano, assim como no mundo inteiro, cresceu”, declarou o comandante do time canarinho em entrevista coletiva.
Porém, a atacante Amanda Gutierres deixou claro que a equipe brasileira espera muitas dificuldades na competição e qualquer ideia de favoritismo deve ficar de lado: “Sabemos que é sempre uma competição muito disputada. Muitos nos veem como favoritos, mas isso é algo externo. Dentro de campo, precisamos impor nosso futebol para garantir os melhores resultados”.
No jogo contra a Venezuela, o técnico Arthur Elias reencontrará um velho conhecido, o brasileiro Ricardo Belli, que já trabalhou no Palmeiras e que, em várias oportunidades, mediu forças com o atual comandante da seleção, que já dirigiu o Corinthians.
“Agora é diferente. Estamos em seleções. Independente de termos nos enfrentado, estudamos cada adversário. Vemos o que tem feito nos últimos jogos e tentamos prever o que podem fazer contra o Brasil”, declarou Arthur Elias.
Oportunidade de renovação
A Copa América será uma oportunidade para o técnico Arthur Elias renovar a seleção brasileira, já mirando a disputa da Copa do Mundo de 2027, que será disputada em solo brasileiro. Um dos nomes que devem ganhar minutos com a camisa verde amarela na competição é Jhonson, de 19 anos.
A jovem atacante, que foi convocada pela primeira vez para a equipe principal do Brasil nos amistosos contra o Japão, sabe que controlar as emoções será fundamental para atuar bem e ganhar definitivamente um lugar na seleção brasileira: “Minha expectativa está enorme. Quero segurar um pouco a emoção de disputar a minha primeira competição profissional com a seleção brasileira. Estou um pouquinho nervosa também, mas vai dar certo. O grupo está muito unido, todo mundo feliz, confiante no nosso trabalho”.
A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil está no Grupo B. As brasileiras ainda terão pela frente a Bolívia (no dia 16 de julho a partir das 18h), o Paraguai (no dia 21 de julho às 21h) e a Colômbia (no dia 25 de julho novamente às 21h).
No Grupo A figuram Argentina, Chile, Peru, Uruguai e o Equador. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para os dias 28 e 29 de julho. A decisão está agendada para o dia 2 de agosto.
Diferentemente de outras ocasiões, a Copa América não classificará para a Copa do Mundo Feminina. O torneio no Equador, porém, garante vaga para os finalistas na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, enquanto os cinco melhores asseguram lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru. Já a classificação para o Mundial Feminino de 2027 no Brasil ocorrerá, pela primeira vez, por disputa de Eliminatórias, valendo duas vagas diretas e outra duas na repescagem.
Maior campeão, o Brasil deixou escapar o título da Copa América somente uma vez, há 19 anos, quando a taça foi para as mãos da Argentina – as brasileiras ficaram com o vice-campeonato. A seleção verde e amarela retomou a hegemonia em 2010 e chega a Quito após quatro conquistas seguidas. A última delas na Colômbia, em 2022, superando as anfitriãs na decisão. Na história, o time canarinho acumula 50 jogos pela competição, com 47 vitórias, um empate e duas derrotas. São 268 gols anotados e apenas 18 sofridos.
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias2 anos atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Política2 anos atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Esportes2 anos atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Saúde2 anos atrás
Brasil Sorridente deverá cobrir 62,5% da população em 2024
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Saúde2 anos atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista
-
Notícias2 anos atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário