Conecte-se Conosco

Esportes

Cheerleading agita público nos Jogos Universitários Brasileiros

Publicado

em

cheerleading-agita-publico-nos-jogos-universitarios-brasileiros

O cheerleading começou a conquistar o público nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Joinville. A modalidade faz parte do programa do maior evento de esporte universitário da América Latina pela terceira vez e, nesta temporada, estreou em Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (11) em uma das quadras do Expoville.

“O cheerleading é um esporte como qualquer outro. É uma espécie de apresentação, chamada de rotina de dois minutos e 30 segundos, composta por diversas características. Uma deles é a sessão de tumbling, que é a parte de solo, as elevações, quando os integrantes das equipes levantam os colegas, as pirâmides, quando várias pessoas são elevadas. Também existem danças e saltos dentro das coreografias. E, no início das apresentações, os times sempre fazem uma sessão cheer. Ali que eles procuram conquistar o público. É uma das características que vem desde o início do esporte, na Europa”, comenta Gian Carlo Queroz Quintino, técnico da modalidade.

A disputa, que durará três dias, conta com a participação de equipes de 11 universidades. Nesta quarta-feira foram realizadas as estreias, que respondem por 40% das notas. Na próxima quinta-feira, as performances responderão por 60% da nota. Enquanto na sexta-feira os times poderão brigar por uma pontuação extra.

Atualmente a modalidade é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e briga para ingressar no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão disputados em Los Angeles (Estados Unidos).

O cheerleading surgiu na Inglaterra, mas se popularizou nos Estados Unidos para animar a torcida nos intervalos dos jogos, principalmente de basquete e de futebol americano. “No Brasil ainda estamos um pouco abaixo do nível dos principais países. Estamos praticando e divulgando o esporte há 10 anos, iniciando ainda a briga por mais espaço”, afirma o técnico.

Publicidade

Inicialmente a modalidade era praticada apenas por homens, mas a partir da década de 1920 as mulheres começaram a tomar conta do esporte. “Nos JUBs existem, inclusive, equipes mistas. Mas é claro que ocorrem disputas apenas de homens e apenas de mulheres”, diz Quintino, que comanda as equipes da UFTPR CP e da UFSCAR nesta edição dos JUBs.

70ª edição dos JUBs

Os JUBs são o maior evento de esporte universitário da América Latina e chegam nesse ano à 70ª edição. O evento, que reúne mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior representando as 27 federações universitárias do país, segue até o dia 21 de outubro. Durante os 14 dias de competição, os atletas estarão envolvidos em disputas de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol, vôlei e esportes eletrônicos (League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire).

As competições serão realizadas em diferentes locais da cidade: na Expoville (o principal local de competições), no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, no Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, no Ginásio Abel Schulz, na Univille, na Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

Publicidade

O Portal Comunica Arujá acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Arujá, além dos destaques nacionais e da mídia.

Esportes

STJD suspende jogador do América-MG em caso de discriminação racial

Publicado

em

stjd-suspende-jogador-do-america-mg-em-caso-de-discriminacao-racial

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, nesta segunda-feira (19), o meia-atacante boliviano Miguelito, do América-MG, com cinco jogos de suspensão e uma multa de R$ 2 mil por um ato de discriminação racial em jogo contra Operário-PR pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Como esta é uma decisão de primeira instância, e cabe recurso ao Pleno, o América-MG informou, em nota divulgada logo após a decisão do STJD, que entrará “com efeito suspensivo para que o jogador possa atuar até que um novo julgamento seja marcado”.

Na noite do dia 4 de maio América-MG e Operário se enfrentaram no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Após a partida o atacante Allano, da equipe paranaense, apresentou denúncia junto à Polícia Civil do Paraná (PCPR) afirmando que ouviu Miguelito proferir a expressão “preto do c…”.

Segundo a denúncia, a ofensa ocorreu aos 30 minutos do primeiro tempo da partida, quando os jogadores se preparavam para cobrança de uma falta lateral. Neste momento, Miguelito aparece de costas passando por Allano. Logo em seguida, Allano reage e vai para cima de Miguelito, junto com Jacy, capitão do Operário-PR. Ambos avisam o árbitro Alisson Sidnei Furtado, que interrompeu a partida por 15 minutos, seguindo o protocolo antirracista da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O jogo foi retomado com os dois jogadores em campo. Na volta do intervalo, Miguelito foi substituído por Benítez.

Publicidade
Continue Lendo

Esportes

Brasileiro Feminino: Cruzeiro pode garantir classificação antecipada

Publicado

em

brasileiro-feminino:-cruzeiro-pode-garantir-classificacao-antecipada

Após derrotar a Ferroviária por 3 a 1 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e disparar na liderança ​da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, o Cruzeiro aguarda dois jogos deste domingo (18) para saber já se termina a 11ª rodada classificado por antecipação às quartas de final. Se o Bahia não superar o São Paulo às 15h (horário de Brasília), no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), ou o Red Bull Bragantino tropeçar diante do Grêmio, às 16h, no Estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS), as “Cabulosas” garantem vaga à próxima fase mesmo com quatro jogos ainda por fazer antes do mata-mata.

O Bragantino ocupa a oitava colocação do Brasileiro, a última da zona de classificação, com os mesmos 14 pontos do Bahia, mas fica à frente por ter melhor saldo de gols. Se paulistas ou baianas não ganharem, é certo que o nono colocado não terá condições matemáticas de igualar os 29 pontos do Cruzeiro, mesmo que a equipe mineira não pontue até o fim da primeira fase.

Para poder se classificar antecipadamente neste domingo, o Cruzeiro teria, primeiro, de levar a melhor no embate de sábado (17), contra a Ferroviária, que foi transmitido ao vivo pela TV Brasil. A equipe celeste saiu na frente aos 13 minutos com a meia Gaby Soares. No retorno do intervalo, Vendito recebeu passe de calcanhar da também atacante Darlene e bateu cruzado, deixando tudo igual aos oito.

As “Guerreiras Grenás” estavam melhores, mas aos 23 minutos, a atacante Letícia Ferreira, cobrando falta, recolocou as mineiras na dianteira. Seis minutos depois, a zagueira Rafa Soares marcou contra, ao tentar cortar o cruzamento pela esquerda da atacante Marília. As jogadoras do time paulista reclamaram de falta de Marília em cima da zagueira Luana, no início da jogada. Vale lembrar que não há arbitragem de vídeo na primeira fase do Brasileirão.

A Ferroviária, com 21 pontos, chegou ao quarto jogo sem vitórias e caiu para terceiro lugar, podendo terminar a rodada em quarto se o Palmeiras vencer o Internacional na segunda-feira (19), às 20h, no Sesc Campestre, em Porto Alegre. Já o Cruzeiro, com 29, está sete a frente do segundo colocado, que agora é o Corinthians.

Publicidade

Jhonson brilha e Timão goleia

Na noite de sábado, as “Brabas” ganharam do Sport por 4 a 0, no Estádio José Liberatti, em Osasco (SP). O duelo, também transmitido ao vivo pela TV Brasil, estava inicialmente marcado para o Parque São Jorge, mas teve o local alterado devido a problemas de iluminação para jogos noturnos.

A atacante Jhonson, novidade na convocação do técnico Arthur Elias para os amistosos da seleção brasileira contra Japão, em São Paulo e Bragança Paulista (SP), foi a estrela da vitória, com três gols entre os 14 e os 25 minutos do primeiro tempo. Ela chegou a oito na competição, igualando-se a Cristiane, do Flamengo, na vice-liderança da artilharia, e ficando a um da também centroavante Amanda Gutierres, do Palmeiras, que lidera a estatística. A meia Gabi Zanotti fechou o placar já nos acréscimos da etapa final.

Se o Timão, com 22 pontos, está próximo da classificação às quartas de final, o Sport, estacionado nos dois pontos, permanece na lanterna do Brasileirão. Após 11 rodadas, as Leoas são as únicas que ainda não venceram na competição. As rubro-negras estão a quatro pontos do Juventude, 14º e primeiro time fora da zona de rebaixamento.

12ª rodada

Na próxima quarta-feira (21), o Corinthians visita o América-MG na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), às 16h30. No mesmo dia, às 19h, a Ferroviária busca a reabilitação diante do Juventude, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Na quinta-feira (22), às 16h, o Cruzeiro pega o Palmeiras na Arena Barueri, com transmissão ao vivo da TV Brasil. Mais tarde, às 17h, o Sport recebe o Bahia na Ilha do Retiro, em Recife.

Publicidade
Continue Lendo

Esportes

Mesatenistas Gui Teodoro e Giulia Takahashi vão às oitavas do Mundial

Publicado

em

mesatenistas-gui-teodoro-e-giulia-takahashi-vao-as-oitavas-do-mundial

Apenas uma dupla mista brasileira segue viva no Mundial de tênis de mesa em Doha (Catar). Nesta segunda-feira (19), terceiro dia da principal competição da temporada, a parceria de Guilherme Teodoro com Giulia Takahashi avançou às oitavas de final ao derrotar a dupla do espanhol Daniel Barbosa com a ucraniana Veronika Matiunina por 3 sets a 2 (11/8, 9/11, 11/9, 8/11 e 11/7).  Os próximos adversários serão Wong Chun Ting e Doo Hoi Kem, de Hong Kong, em data e horário ainda indefinidos.

Já a dupla de Bruna Takahashi – irmã de Giulia – com Hugo Calderano foi eliminada na segunda rodada para os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, atuais campeões olímpicos nas duplas. Em menos de 20 minutos, a dupla asiática levou a melhor por 3 sets a 0 (11/2, 7/11 e 4/11).

Tanto Bruna quanto Calderano voltam a competir na terça (20), na segunda rodada do torneio individual.  Número 3 do mundo, o carioca terá pela frente o tunisiano Wassin Essid (124º no ranking) na disputas de simples masculina.  Já a paulista (16ª) medirá forças com a norte-americana Sally Moyland (116ª). Quem também disputará a segunda rodada de simples feminina será Laura Watanabe que terá a dura missão de vencer a chinesa Manyu Wang, número 2 do mundo, para seguir sonhando com o título.

Também nesta segunda (19), Giulia Takahashi competiu no torneio de simples, mas foi eliminada ao ser superada pela egípcia Hana Goda, por 4 sets a 1. Outra eliminação precoce foi do brasileiro Leonardo Izuka, que perdeu d para o chinês Wang Chuquin, vice-líder do ranking, por 4 sets a 0.

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência